Para a Abracerva, uma cervejaria independente é aquela que produz até 500 mil litros mensais e não pertence a grande grupos cervejeiros.

As cervejarias independentes podem usar o selo da cerveja independente.

O Brasil alcançou no ano de 2019 o número de 1209 cervejarias registradas no MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Destas, mais 95% são pequenas cervejarias independentes, muitas vezes de empreendedores familiares.

No cenário de pandemia, queremos reforçar a importância do consumidor apoiar a cervejaria independente da sua região. Seja através do delivery, de retirada no balcão ou venda de souvenires. 

Por isso, faremos, de 1º a 10 de maio, a Semana #bebaindependente: uma campanha online de divulgação das marcas que estão cadastradas com promoções especiais para a data. 

Nosso intuito é levar a cerveja independente para o consumidor e mostrar a importância de apoiar os negócios do setor. 

Vale lembrar, sempre: beba menos, beba melhor. 

 Neste primeiro momento, qualquer cervejaria artesanal independente, seja associada da Abracerva ou não, seguindo o critério de não ter ligação com nenhum grupo econômico. 

Os Pontos de Venda (Bares, Restaurantes e Distribuidores) quem vendam predominantemente cervejas artesanais independentes também podem participar.

O movimento #bebaindependente é uma iniciativa da Abracerva para valorizar as cervejarias artesanais independentes durante todo o ano. Já a Semana #bebaindependente é uma ação que acontece de 1º a 10 de maio de 2020 com ações promocionais para incentivar que o consumidor conheça a cervejaria da sua região.

Preencha com estratégia e pensando em deixar a sua página dentro do #bebaindependente atraente. Coloque informações completas e confiáveis e lembre-se de atualizar sempre que for necessário (no caso de mudança de políticas de entrega, ampliação de promoções ou horário de funcionamento, por exemplo). 

Na aba de fotos, coloque conteúdo visual sobre os rótulos e a fábrica. Da mesma forma, na aba de contatos, mantenha atualizado para que o consumidor tenha informações atualizadas. 

Para a primeira Semana #bebaindependente, ressaltamos a importância de que as promoções sejam atrativas. Nossa intenção é que, na soma da promoção, da divulgação, do atendimento e do sabor, possamos não só manter nossos consumidores, mas atrair novos bebedores conscientes de cerveja independente

Neste momento, é importante pensar estrategicamente em como se posicionar com promoções. Nossa primeira sugestão é que você faça uma avaliação do seu estoque e dos produtos mais apreciados pelo público, para poder escolher com quais focos trabalhar. Depois, entender quais são as possibilidades de atuação (entrega, retirada, growler…) e o que você pode trazer de benefício (um souvenir, cerveja por menor valor, frete grátis…). Faça isso considerando sempre a operacionalização de todas as etapas do processo.

Antes de mais nada, se você é associado, tem à disposição o selo de cervejaria independente brasileira. Use-o nos seus rótulos. Fale sobre isso nas suas redes sociais. É importante que o público saiba que você faz parte desse time. Sua marca ganha e o nosso mercado também. 

E mais: sempre que postar qualquer ação ligada ao site, use as hasthags #bebaindependente, #bebafresco, #bebalocal e #abracerva.

A ferramenta fica disponível para os associados da Abracerva como plataforma de marca. Aqui, vamos manter as cervejarias que fazem parte os movimentos da entidade. Se você ainda não é associado, clique aqui e veja como participar.

Este projeto é conduzido pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal). As informações prestadas são de responsabilidade das empresas exonerando a Abracerva de qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo. Os dados fornecidos ficarão à disposição do público em geral para consulta. A Abracerva não se responsabiliza por eventuais abusos na sua divulgação. Ao aderir ao portal, a empresa cadastrante tem ciência que eventuais indisponibilidades do sistema podem ocorrer. A Abracerva poderá rever as condições do portal a qualquer momento, sem prévio aviso, inclusive procedendo exclusão de dados que entender indevidos.

Load More

CONDIÇÕES DO PORTAL

Este projeto é conduzido pela Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. As informações prestadas são de responsabilidade das empresas exonerando a Abracerva de qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo. Os dados fornecidos ficarão à disposição do público em geral para consulta. A Abracerva não se responsabiliza por eventuais abusos na sua divulgação. Ao aderir ao portal, a empresa cadastrante tem ciência que eventuais indisponibilidades do sistema podem ocorrer. A Abracerva poderá rever as condições do portal a qualquer momento, sem prévio aviso, inclusive procedendo exclusão de dados que entender indevidos.

 

DICAS PARA O PREENCHIMENTO

Os dados e campos devem ser o mais completo possível. Na seção de fotos, recomenda-se colocar fotos de produtos, instalações, e de promoções da empresa. Quanto mais completo o cadastro, maior será o destaque para os consumidores.